Resumimos um pouco o que pode explorar em Amarante, enquanto desfruta da estadia de “Casa do Castelo em Arnóia”

Site de referência: https://amarantetourism.com/

Uma experiência


Um passeio e um tratamento gourmet à beira do rio em Amarante.

O meu lugar ideal para escapar são as montanhas. Em tempos normais, ia direto para os planaltos salpicados de granito da Serra da Estrela ou para as encostas arborizadas do Gerês. Mas os altos e baixos do confinamento deixaram-me a desejar algo um pouco menos selvagem. Sinto falta de repouso, não de ação.

Amarante será isso mesmo. Nas margens do rio Tâmega, uma belíssima ponte em arco que liga as suas duas metades, a cidade – a Nordeste do Porto – é um labirinto de ruas calcetadas e cafés tranquilos que só pedem um livre passeio. Provavelmente visitaria alguns dos meus locais favoritos: a igreja medieval de São Gonçalo, o museu Amadeo de Souza-Cardoso ao lado, o solar em ruínas do Solar dos Magalhães.

Se minha comichão por atividade atacar, um passeio pelo parque da cidade ou um curto passeio de bicicleta ao longo da antiga linha de comboio (agora uma ciclovia) deve resolver.

Como um mimo excepcional, encerraria com uma visita ao Largo do Paço. No hotel Casa da Calçada, uma imponente construção à beira do rio, é um dos melhores restaurantes de Portugal fora de Lisboa. Juntar as minhas poupanças das noites de um ano deve dar para um bom prato principal, pelo menos. Se os meus cêntimos se estenderem por uma ou duas taças de vinho verde, tanto melhor. Artigo Guardian

Doces Conventuais


Na revista Testemunhos, editada pelo Círculo Lago Cerqueira, pode ler-se que “(…) há muito tempo se comercializavam doces por Amarante e por muitas outras localidades. Por estas bandas, eram comercializados em ocasiões festivas e especiais, marcando presença nas Festas do Junho. Aí podiam ser apreciados nas inúmeras bancas das doceiras e ainda na festa realizada em 10 de Janeiro, dedicado ao bem-aventurado S. Gonçalo de Amarante. (…) Ler mais neste artigo

Parque Aquático de Amarante


Muita diversão dentro de água. É isto que encontra no Parque Aquático de Amarante. Para os adultos e para os mais pequenos, há piscinas e muitos escorregas por onde deslizar, entre pistas rápidas e múltiplas, um tobogã e um tubo em caracol. Aliada à qualidade, a segurança é outro dos valores do espaço, que nos oferece uma vista privilegiada sobre o Tâmega. Com uma lotação máxima de 1200 pessoas, o parque promete dar a qualquer visitante uma experiência memorável.  Ler mais

 

Há Fest!


O Há Fest! celebra a juventude, o verão e a amizade, de 10, 14 a 18 de agosto, com uma programação variada, onde a Música, a Comédia, o Desporto e a Dança vão animar Amarante durante seis dias.

É um festival positivo e responsável, que retrata a juventude socialmente ativa, por isso nesta edição do “Há Fest! Por uma Causa”, pretendemos sensibilizar e educar para os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da UNESCO, com especial enfoque no Objetivo 5 – Alcançar a Igualdade de Género e Empoderar todas as mulheres e raparigas.

O convite é extensível a todos mas está focado em especial nos jovens amarantinos. Todas as atividades são de acesso livre. Ler mais | website institucional

As guigas do Tâmega


E assim é, de facto, independentemente das águas em que deslizam, ainda que assumam características diferentes, conforme os sítios donde são originários, ou para ou como são utilizados. Aveiro tem, na sua ria, os moliceiros; o Douro sempre foi povoado por rabêlos e o Tâmega tem as suas guigas.